Enquete

O Grêmio escapa ou não do rebaixamento?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Agradecer faz a graça descer – Sérgio da Silva Almeida

26 de novembro de 2020 | Arquivado em Opinião | 37 views

Sérgio da Silva Almeida

O Dia Mundial de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. É o feriado mais importante dos EUA. No Brasil, a comemoração foi instituída em 1949, durante o governo de Gaspar Dutra, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que disse: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”. Porém, a data nunca foi muito celebrada por aqui.

Há anos, demonstrar gratidão faz parte do meu cotidiano. E procuro ensiná-la aos meus filhos. Na nossa casa, durante as refeições, ninguém leva o alimento à boca sem antes agradecer. De uns tempos pra cá, essa missão é do caçula, José, de 14 anos. Mas já foi do Sergi, de 26. Ainda lembro, quando ele era pequeno, a primeira vez que orou à mesa. Ele abaixou a cabeça, fechou os olhos, uniu as mãos em frente ao peito, e disse com o coração puro: “Jesus, amém!”. Foi a prece mais sincera que já ouvi.

O exercício de agradecer é um dos principais gatilhos para a felicidade. Segundo especialistas, pessoas gratas são mais felizes, saudáveis, produtivas e resilientes. Mesmo sabendo disso, o ser humano tem uma facilidade para reclamar, e uma dificuldade para agradecer. Eu era assim: enxergava o copo meio vazio em vez de meio cheio. Até o dia que ouvi o conselho: “Agradecer faz a graça de Deus descer, reclamar faz a graça de Deus parar”. E passei a dizer “obrigado meu Deus” mesmo quando algo não sai como eu quero, crendo que lá na frente irá colaborar para o meu bem. Como escreveu Shakespeare: “Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos”.

Enquanto escrevia esse texto, entre uma pausa e outra, li a postagem de um amigo, em sua página no Facebook: “Atualizando, não serei mais papai, pelo menos nesse momento. Depois de dois meses e meio, meu guerreirinho desistiu. Deus sabe o que faz e o que é melhor para nós”. Se a frase “agradecer faz a graça descer” é verdadeira, logo o casal estará recebendo novamente a visita da cegonha. E, quiçá, o papai agarre seu filho no colo e cante para ele uma estrofe da música “Agradecer a Deus” do grupo Logos: “Vejo em teus olhos, a confirmação do amor de Deus, do seu cuidado para comigo…”.

Então, faça como eu, em comemoração ao Dia de Ação de Graças, lance para o universo o seu “muito obrigado!”.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem