Os Festejos Farroupilhas deverão voltar a pleno neste ano. A Comissão dos Festejos anunciou nesta quarta-feira (6) em Porto Alegre o tema das festividades, “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras” e o patrono, que será o gabrielense Adair de Freitas, 76 anos.
Os festejos estão previstos para iniciar em 12 de agosto, com o acendimento e distribuição da Chama Crioula, no município de Canguçu, e se estenderão até 20 de setembro. A tendência é que os desfiles presenciais sejam retomados neste ano.
A decisão foi tomada na segunda reunião da Comissão dos Festejos, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em Porto Alegre.
A secretária adjunta da Cultura e presidente da Comissão, Gabriella Meindrad, salientou a importância da parceria entre estado e municípios. “Precisamos nos mobilizar e nos auxiliar para o retorno presencial dos Festejos Farroupilhas. Será um grande desafio e precisamos estar juntos nessa caminhada”.
A temática deste ano compreende a diversidade presente na composição do povo gaúcho. Na sequência, foi votado o patrono dos Festejos Farroupilhas de 2022, com o nome de Adair de Freitas sendo o escolhido. Ele aceitou a honraria de imediato. A ideia da comissão é que os Festejos retomem as atividades presenciais neste ano, o que incluem os desfiles, suspensos há dois anos devido à pandemia.
Quem é Adair de Freitas:
Natural de São Gabriel, Adair (76) é cantor, compositor, gaiteiro e violinista. Com mais de 50 anos de carreira, é autor de músicas que se tornaram clássicos do cancioneiro regional, como De Já Hoje, Meu Canto, Mocito, Previsão, Changueiro de Vida e Lida, Vento Xucro e, mais recentemente, Romance de um peão porteiro – com a qual foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa, entre outros festivais. Tem 14 discos gravados, 1 DVD e cerca de 300 músicas em festivais, somando mais de 500 músicas desde o início de sua carreira.
Reportagem: Marcelo Ribeiro– Caderno 7