Enquete

Você acha que o Grêmio consegue esse ano o acesso a Série A?

Ver resultado

Loading ... Loading ...
SÃO SEPÉ Tempo

A profissão que salva todas as profissões- Sérgio da Silva Almeida

11 de maio de 2022 | Arquivado em Opinião | 23 views

Nos Estados Unidos, no início de sua carreira, a enfermeira Vilma Wong salvou a vida de um recém-nascido prematuro de 29 semanas e que pesava apenas dois quilos. O que ela não imaginava é que, após 30 anos, aquele pequeno e frágil neném se transformaria num médico pediatra. A história do encontro dos dois viralizou nas redes sociais, e o médico contou a um jornal da Califórnia: “Conhecer a enfermeira que salvou a minha vida foi uma experiência surreal”.

Amanhã é o Dia Internacional da Enfermagem. A data foi escolhida em homenagem a Florence Nightingale, nascida em Florença, na Itália, em 12 de maio de 1820, que, aos 17 anos, optou pela profissão acreditando ter recebido um chamado de Deus. Por seu destaque na guerra da Crimeia, a “mãe” da enfermagem moderna se tornou conhecida como a “Dama da Lâmpada”, por usar este utensílio para que a iluminação a ajudasse no atendimento aos seus pacientes no decorrer da madrugada.

Durante a pandemia, os enfermeiros e enfermeiras representaram a maior parcela de profissionais de saúde na linha de frente no combate à covid-19. Estudos indicaram que suas maiores preocupações foram o medo da contaminação e de colocar em risco seus familiares. Além disso, a pesquisa apontou que 79.9% deles relataram não se sentirem preparados para a pandemia, 66% se sentiram mais estressados do que o normal e 19,9% alegaram ter chorado no trabalho.

Há várias frases que enaltecem o trabalho dos profissionais de enfermagem. “O cuidado, o carinho e a atenção de um enfermeiro são melhores que qualquer remédio”, “Se você salva uma vida, você é um herói, mas se você salvar 100 vidas, você é uma enfermeira” e “Um enfermeiro sempre nos dará esperança. Ele é um anjo com um estetoscópio”. Tem até oração pela profissão: “Não nos deixeis errar no plantão. E livrai-nos de todo mal. Amém!”. Contudo, após conhecer a história relatada no início desse texto, há uma frase que melhor demonstra a importância de um enfermeiro para a sociedade: “Enfermagem é a profissão que salva a vida de todas as profissões”.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem