Enquete

Para você o que é mais importante na vida?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


A porta da frente- Sérgio da Silva Almeida

8 de janeiro de 2020 | Arquivado em Opinião | 196 views

Às vésperas do Natal, atendi ao convite de um programa de rádio para falar a respeito do especial da Netflix “A primeira tentação de Cristo”, produzido pelo grupo de humor Porta dos Fundos, que conta a versão antibíblica do aniversário de Jesus – e coloca Jesus, Maria e José em posição de deboche.

Eu vi apenas o trailer do filme, já que não costumo rir de entretenimentos que, sob o escudo da “liberdade de expressão”, fazem piadas com a fé alheia. E não “atirei pedras” na produção, até porque um dos atores já havia se manifestado em seu Twitter: “Gente, pode deixar que eu me resolvo com Deus, tá de boas, não precisa se preocupar não”. (Então tá, né!).

Apenas orei como Jesus no alto da cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Todavia, se a ideia do episódio é fazer graça com a figura mais sagrada do cristianismo, permita-me aproveitar a deixa para levá-lo à reflexão sobre a importância de uma porta. Sim, de uma porta!

Na década de 1990 fui contratado como divulgador de uma escola de informática. E minha primeira missão foi promover o curso em uma escola pública na cidade de Alegrete. Decidi: “Vou começar pelo quarto ano”. Olhei a placa na porta da sala de aula: turma 42. Bati, entrei e levei o maior susto! A rapaziada era crescida demais para estar no ensino fundamental. Perguntei, gaguejando: “Pro-professora, que tur-tur-ma é essa?”. “Eles são do terceiro ano do ensino médio”, respondeu. Deu ruim! Minhas pernas tremeram, mal consegui ficar em pé. “Falo ou saio correndo?”, pensei. Não lembro o que falei, mas, desde aquele dia, dou importância a uma porta.

O vocábulo porta também é bastante usado no sentido figurado. Quando uma porta se fecha, costumamos dizer que outra se abrirá. E nada é mais entusiasmante que ouvir: “A porta que Deus abre, ninguém fecha”. Porém, para nós, cristãos, há uma porta mais importante do que qualquer outra. “Eu sou a porta, quem entra por mim será salvo”, disse Jesus. Metaforicamente, as escrituras sagradas dizem que o caminho para a vida eterna é restrito a uma porta: Jesus. E eu gosto de dizer que todo aquele que nele crê, entrará na eternidade pela porta da frente, não pela porta dos fundos. Feliz ano-novo!


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem