Enquete

Você acha que o Grêmio consegue esse ano o acesso a Série A?

Ver resultado

Loading ... Loading ...
SÃO SEPÉ Tempo

A mentira é um tiro nas costas! Sérgio da Silva Almeida

30 de março de 2022 | Arquivado em Opinião | 141 views

No dia 1º de abril, eu lhe daria boas notícias: ““Professor é o profissional mais bem pago do Brasil” e “Brasil tem o melhor salário mínimo do mundo”. E você diria: “Que papo é esse, colunista?”. Eu explicaria: “Ué, quando você era criança, não aprendeu que não se deve mentir, menos em um dia: o dia da mentira?”. E terminaria com o anúncio: “Te peguei! 1º de abril!”.

Não sei você, mas eu fiquei perplexo ao ver o ator Will Smith, no palco do Oscar, dar um tapa na cara do comediante Chris Rock, depois que este fez piada de mau gosto com sua esposa que tem alopecia, condição capilar que a faz perder o cabelo. Porém, depois de ler a opinião de Zuluzinho, campeão mundial de “Tapa na Cara”, à reportagem do UOL Esporte, já estou achando que o tapão pode ter sido um baita “1º de abril”: “Um tapa do jeito que o Will deu, com giro de quadril, com o corpo inclinado, era pro cara ter pelo menos ficado tonto ou caído. São atores, eu tenho certeza que foi combinado”, explicou Zuluzinho. Pode isso, Arnaldo?

A revista Superinteressante publicou as “13 mentiras em que todo mundo acredita”. Eu separei três. Raios não caem duas vezes no mesmo lugar: de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Cristo Redentor recebe em média seis raios por ano. A Amazônia é o pulmão do mundo: conforme o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), toda a produção de oxigênio da floresta é consumida por ela mesma. E o homem veio do macaco: Charles Darwin nunca disse ou escreveu tal coisa.

Gosto da parábola judaica que conta sobre a mentira e a verdade, que, em um dia de sol, resolveram tomar banho no rio. Cada uma tirou a sua roupa e pularam na água. De repente, a mentira saiu de fininho, vestiu-se com as roupas da verdade e “deu no pé”. Quando a verdade saiu da água, recusou-se a vestir-se com as roupas da mentira e, por não ter do que se envergonhar, saiu a caminhar nua pela rua. Desde então, aos olhos de muitos, é mais fácil aceitar a mentira com vestes de verdade do que a verdade nua e crua. 

Há anos eu decidi que prefiro ouvir a verdade, mesmo que doa, pois, como alguém já disse: “A verdade pode ser um tapa na cara, mas a mentira sempre será um tiro nas costas”.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem