Enquete

Qual seu interesse e posição pelas eleições Municipais do ano que vem?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


A cidade dos “encrenqueiros”! – Sérgio Almeida

16 de janeiro de 2019 | Arquivado em Opinião | 122 views

Sérgio Almeida

Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul (RS), do qual sou articulista desde 2012, noticiou a morte de um dos personagens mais populares da cidade: Tarzan. Diz a matéria: “Passou despercebido o falecimento de Carlos Jaci Lucas, o Tarzan, que consagrou-se na cidade como vendedor de encrenca. Sua figura foi imortalizada pelo escritor Sérgio Almeida, que no livro “O esquisito da praça da Caixa d’Água” colocou Tarzan em uma de suas ilustrações. Um personagem e tanto”.

A casquinha doce e crocante em forma de cone é uma iguaria gastronômica tipicamente cachoeirense. Em Cachoeira, quando a criançada ouve o tirintintim do triângulo do “encrenqueiro”, já sabe que lá vem “encrenca”. E a página 4 do meu primeiro livro infantil, onde aparecem o menino Lagartixa, que corre rumo à quadra de esportes da pracinha, o “homem-placa”, que faz propaganda aos gritos de: “Curso de ‘cabegueireiro’!”, e o “tio da encrenca”, Tarzan, que carrega um tambor nos ombros ao som de seu triângulo, foi a mais compartilhada nas redes sociais. Eis, então, os bastidores da criação da página 4:

Durante a última revisão antes do envio do gibi à gráfica, notei que o menino corria solitário pela rua. E não gostei! Liguei para o ilustrador e solicitei a ele que acrescentasse as figuras do “homem-placa” e do “tio da encrenca”. Ele rebateu: “O livro está finalizado, Sérgio, temos que enviá-lo no fim da tarde!”. Como não sou de desistir tão fácil, argumentei: “Cara, ainda há tempo para homenagearmos personagens queridos da capital nacional do arroz. Vai, que dá!”. E deu!

O triângulo do Tarzan nunca mais será ouvido pelas ruas da cidade. Mas os “encrenqueiros” continuarão vendendo a casquinha doce e crocante em forma de cone, já que está para nascer um cachoeirense que não goste de “encrenca”.

.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem